terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Oficina de poesia no serviço de saúde

E agora, José?

Hoje foi dia de oficina de poesia no CMS Professor Sávio Antunes. Inspirados pelo poema "José" de Carlos Drummond de Andrade os 22 participantes inicialmente refletiram com base na poesia sobre o "estilo de vida" que experimentam por estar em situação de rua e como esse fato tão relevante interfere em suas qualidade(s) de vida. 

Foi um momento de muita troca de saber e conhecimento. Um dos participantes lembrou que uma vez vivendo na rua as possibilidades de escolha se tornam reduzidas, seus direitos são novamente negados, e consequentemente o uso de álcool e outras drogas se torna uma boa alternativa para uma vida um tanto quanto dolorosa.

Ao final participaram de uma dinâmica de palavras para produzir poesia. Foram definidas palavras que rimavam e todos puderam expor no papel suas ideias e pensamentos. Abaixo duas poesia que podemos destacar nessa ação:

O que fazer?                                    

Quero sorrir!
Quero dormir!
As lágrimas não param de cair

Quero emoção
Na prisão não consigo sentir.
Quero pedir.

Ninguém faz caridade por mim
Quero descansar, não posso.
Tenho que trabalhar

Autora Não Declarada


Estou só
Rodeado de gente,
Mas só!

Procuro me alegrar
Mas...
Me sinto só.

Quero alegria
Mas a tristeza me abraça
Quero me reerguer

Mas a solidão me desnuda
Desisti de tentar
Descobri que a solidão é meu lar.

Autor: Joaquim Fernando


0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.