sexta-feira, 28 de abril de 2017

Grupo de Gestante - 26.04.2017

Sexualidade na Gestação

Enfermeira Priscila Melo
A Enfermeira Priscila Melo explica que o sexo durante a gestação é permitido, desde que não haja contra-indicação médica e a mulher se sinta confortável para ter relações sexuais. O contato íntimo não machuca o bebê, que está abrigado dentro do útero. É possível que a criança se mexa ou fique quieta durante o ato, mas esse fator está mais ligado aos hormônios do que ao acontecimento. A libido da mulher pode mudar durante a gestação.
No 1º trimestre, a vontade pode ser menor devido à ansiedade, à maior percepção de odores, cansaço, enjôos, vômitos e mal-estar. 
No 2º trimestre, em que as náuseas diminuem e a mulher já teve tempo de se adaptar à nova fase, a libido deve voltar ao normal. 
No 3º trimestre, é possível que a vontade volte a cair devido à ansiedade pelo nascimento do bebê.
Acredita-se que praticar sexo durante esse período auxilie a mulher na hora do parto natural, pois a prática exercita os músculos vaginais. O sexo também traz benefícios aos casais que utilizaram tratamentos para engravidar, pois podem parar de se preocupar e apenas desfrutar de bons momentos de intimidade e aproximação, sem pressões.
Contra-indicações/orientação médica

ž  História ou ameaça de aborto espontâneo – recomenda-se evitar relações sexuais e manter-se em repouso quando a mulher tem sangramento e/ou sente contrações antes do tempo. A prática sexual pode estimular as contrações;

ž  Pré-eclâmpsia – essa complicação pode envolver riscos de parto prematuro e convulsão, podendo até mesmo necessitar internação;

ž  Placenta prévia – nesse caso, qualquer atividade física não é indicada, pois pode haver parto prematuro e sangramento;

Gravidez não é doença, portanto, a sensualidade e o desejo tem que estar presentes! Pode acontecer do pai sentir “protetor”, olhar  a sua mulher como mãe e não como amante e se afastar dela sexualmente, querendo protegê-la e não prejudicar o bebê. Sexo é muito bom e recomendado durante toda a gravidez, pois sua prática fortalece os músculos do períneo que auxiliam na hora do parto. Fazer sexo deixa a mulher feliz e relaxada, e o bebê sente tudo o que a mamãe sente. Estando a mamãe feliz, o bebê estará bem.

Profissionais participantes: Enfermeira Priscila, Ed. Em saúde Eduardo, Acs Virginia, Suzana e Angelita.








0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.