terça-feira, 6 de outubro de 2015

Diálogo junto a população em situação de rua

Nesta terça-feira foi dia de mais um "diálogo na saúde" junto aos moradores da unidade de reinserção social Rio Acolhedor. E o tema escolhido pelos participantes foi o processo de ruptura social  que acarreta determinada situação de vida e neste caso o "estar em situação de rua".

Tivemos a presença e parceria do Psicólogo Israel Cortes da URS Rio Acolhedor que colaborou com o debate através de sua experiência profissional junto a população em situação de rua.

Normalmente em virtude de um acontecimento marcante na vida destes indivíduos se desencadeiam uma série de outros que implicam no processo de "adentrar a rua". Um dos participantes nos disse que romper com a rua também é um processo doloroso e muitas vezes ele consegue "sair da rua, mas a rua não sai dele".

O uso de drogas, muitas vezes pensado como motivo para estar em situação de rua, também foi percebido como parte fundamental para vida do morador de rua. Uma maneira de atenuar a situação e "fugir" da realidade. Uma forma de agravar um problema já complexo e portanto algo que precisa ser pensado na vida destes sujeitos.

Por fim "viver é realizar propósitos e projetar-se no futuro através da ação", ou seja, é necessário enfrentar as dificuldades que se afiguram no cotidiano para modificar determinada situação e quem sabe encontrar um novo "modo de viver" que possibilite uma vida com mais qualidade.

Participaram da ação 15 acolhidos da Unidade de Reinserção Social Rio Acolhedor.



Psicólogo Israel Cortes e os participantes da ação












                                                     

Um comentário:

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.