quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O cinema como ferramenta de educação em saúde e cidadania

O tema em debate no CINE-SAÚDE foi o preconceito e suas variadas manifestações na sociedade. A sessão semanal  teve como título o filme UM SONHO POSSÍVEL que retrata a vida de um jovem negro que teve que superar várias adversidades para chegar a realização pessoal em sua vida. Tudo isso com ajuda de uma mulher branca que decidiu REVER SEUS PRÓPRIOS PRECONCEITOS e ajudá-lo na difícil tarefa de construção de um projeto de vida.

 


Ao final do filme foi realizado um debate que deixou claro que o PRECONCEITO EXISTE e pode ser enfrentado a medida que buscamos nos recolocar na sociedade e não deixamos que nossos direitos sejam violados. O princípio universal dos direitos humanos prevê o RESPEITO A DIGNIDADE HUMANA, sendo necessário aprimorarmos nossa capacidade de reconhecimento do outro, do diferente,  independente de cor, sexo, orientação sexual, gênero, condição social. Muitos relataram situações de dor e sofrimento em virtude de sentirem na pele os preconceitos por estar em SITUAÇÃO DE RUA, ser negro, usuário de drogas etc.


O objetivo da ação é dar voz e FACILITAR O ACESSO desta população ao serviço de saúde. Participaram ao todo 31 acolhidos da unidade de reinserção social rio acolhedor.

Usuários reunidos após o diálogo





0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.